Zé Felipe iniciou 2026 com motivos para sofrer de amor, afinal, o cantor terminou de forma relâmpago seu relacionamento com Ana Castela. No entanto, engana-se quem pensa que ele pretende afogar as mágoas no álcool. O cantor, que viveu um climão no reencontro com a ex, aderiu ao Janeiro Seco ou Dry January: um movimento para evitar bebidas alcoólicas durante todo o mês.
"Ficar um tempo sem álcool, é muito treino", contou Zé aos seguidores nesta quarta-feira (07). "O ano mais abençoado começou", completou ele.
Lançada no Reino Unido em 2013, a campanha tem como objetivo estimular a reflexão sobre os hábitos de consumo de álcool. O mês não foi escolhido por acaso. Janeiro é o momento onde muita gente começa a rever seus hábitos e traça seus objetivos para o ano, além de ser a oportunidade perfeita para dar um descanso ao organismo em casos de excesso nas festas de Natal e Réveillon.
Dr. Lucas Nacif, cirurgião gastrointestinal, explica que a pausa no consumo de bebidas álcool melhora o funcionamento do fígado e da digestão em poucas semanas. “É como tirar um peso constante do organismo. O corpo responde rápido quando o álcool deixa de sobrecarregar os órgãos”, detalha o especialista.
O fígado inicia um processo de regeneração, reduz o acúmulo de gordura e melhora sua capacidade de filtrar toxinas. Já no sistema digestivo, os efeitos são sentidos com a diminuição de sintomas como refluxo, gastrite, estufamento e desconfortos abdominais.
“O álcool irrita a mucosa do estômago e desregula o intestino. Quando ele é retirado, há uma redução importante de inflamações e uma melhora geral da digestão”, conta o doutor.
Os efeitos de um mês sem álcool também são sentidos na melhora da qualidade de sono. O doutor explica que o álcool interfere no descanso profundo. “Quando ele [o álcool] sai de cena, o sono se torna mais reparador, o que influencia o humor, a energia e até a capacidade de lidar com o estresse”, destaca Nacif.
Por último, mas, definitivamente, não menos importante, a mudança do nosso corpo e da nossa mente com relação ao álcool é um fator primordial neste processo. “Não se trata apenas de um desafio de um mês, mas de perceber como o corpo responde quando é menos exposto ao álcool. Muitas pessoas se surpreendem positivamente e passam a repensar seus hábitos ao longo do ano”, conclui.
player2